ModaLisboa TOP 3 + 1

Fim-de-semana passado decorreu a 42º Edição do Moda Lisboa, onde muitos designers nacionais mostraram as suas criações para Outono/Inverno 2014/2015. Foram três dias cheios de estilo, tendências, ideias, risos, caras, cores e visões futuristas, como o nome do evento nos indica : Vision. O primeiro e segundo dia inciou-se com o projecto de Sangue Novo, com a participação de Catarina Oliveira, Sofia Macedo, Ina Koelln, Nair Xavier, Cristina Real, 2ID, Patrick Pádua e Olga Noronha. 
Já dos criadores com percurso mais longo, Valentim Quaresma, Alexandra Moura, SayMyName e Filipe Faísca, foram os que ocuparam o meu top 3 + 1.



Valentim Quaresma, abriu o primeiro dia, após Sangue Novo, com uma colecção onde mistura culturas, desde Europeias com as de Médio Oriente, fazendo assim uma colecção de contrastes grandes. O criador de joías, optou por um rumo mais mórbido/sádico com associação ao carisma sexual e elegância em detalhes feitos de cabedal, prata, estanho. Acessórios simples, detalhados e únicos, assim descrevo a grande colecção de Valentim Quaresma.







Uma colecção intensamente forte, Alexandra Moura, inspira-se na tribo Handramaut, no Yémen, nas bruxas e também no artista plástico Pires Vieira. Moura transporta-nos para uma realidade doutras núpcias, para o enigma, o misticismo. As verdadeiras bruxas de Hadramaunt, andam todas tapadas de preto, apenas com os olhos destapados e um chapéu cónico, assim a estilista, decidiu usar cores escuras, como o preto, azul e cinzento. Os olhos salpicados de tinta e maquilhagem para dar o contraste da realidade em Yémen. Os chapéus, foram a ligação entre o desfile e as "bruxas de Hadramaunt". Uma excelente colecção, com uma história contada.








SayMyName, all black. Elegância, actual e do passado futurista, assim retrato a colecção de Catarina. Uma colecção que traça a época dos anos 90, o Heavy Metal. O preto era a minha segunda pele e os esqueletos tornavam-se adornos. Eu era incompreendida e nem queria saber, tudo o que eu queria era ser revolucionária". Peças descontraídas, texturas misturadas e perfuradas, cores como o preto, nudes e cortes electrificantes fizeram com que me identificasse com esta criadora. Inspiradora.    










Top 3 + 1


#S





Partilhar:

1 comentários